Curiosidades

Existe diferença entre abacate e avocado?

Diferença entre abacate e avocado

Você já deve ter passado no mercado e visto dois abacates, um era menor e mais caro e o outro era maior e mais barato. Por causa disso, muitos se perguntam qual a diferença entre abacate e avocado, sendo que os dois são a mesma fruta. No texto de hoje você vai entender a diferença entre elas e porque cada uma tem um preço?

Avocado ou advogado, que estranho, como uma fruta pode ter esse nome? Você com certeza, já se pegou pensando sobre essa pergunta. O nome correto é avocado, e essa fruta é uma espécie de abacate. É como se ele fosse um abacate gourmet, mais nutritivo, com muitas vitaminas e excelente para o corpo humano.

A principal dúvida que muitas pessoas tem quando vão ao mercado é sobre a diferença entre abacate e avocado. Afinal, qual dos dois é melhor comprar?

Vamos entender melhor sobre essas diferenças e os benefícios que essas frutas trazem para a saúde humana.

Entenda a diferença entre abacate e avocado

Apesar dos dois serem abacates, eles possuem diferenças significativas que interfere no paladar e também no ganho de peso.

O avocado é um tipo de abacate considerado mais magro, pois ele possui cerca de 10% a menos de calorias em relação ao abacate comum. Para quem está fazendo dieta, ele é o mais ideal para ser consumido.

A sua polpa é menor do que a fruta comum e o seu tom é de um verde mais amarelado, diferente do tradicional.

No Brasil, o abacate é uma fruta bem popular e altamente consumida no país. Ele pode ser preparado em receitas doces e salgadas, a escolha vai depender do paladar de quem vai comer.

Ultimamente, o avocado é consumido pelas pessoas mais fit, que seguem uma dieta mais rigorosa.

O que importa é que essas frutas são muito saborosas, podendo ser consumidas em preparações doces ou salgadas.

Mas, afinal qual é a diferença entre abacate e avocado?

Apesar de possuírem um formato bastante parecido e serem da mesma família, existe diferença entre abacate e avocado.

Essas duas frutas possuem características bem específicas, além de serem deliciosas.

O avocado é diferente do abacate em relação a quantidade de nutrientes, pois ele possui um pouco a mais. O seu formato é parecido com o de uma pera, sua quantidade de fibras é bem expressiva, além das vitaminas e minerais.

Nele estão contidos, potássio, fibras, vitaminas A, E, do complexo B, além de gorduras saudáveis, antioxidantes e ácidos graxos monoinsaturados.

O sabor de um avocado na guacamole é muito mais saboroso do que se a receita for feita com abacate comum.

Tanto o avocado, quanto o abacate, os dois contribuem para uma melhor absorção dos nutrientes dos alimentos no processo final de digestão. Sendo assim, você pode adicionar diariamente na sua salada, isso favorece a absorção dos nutrientes em até 5 vezes mais. O ideal é consumir o abacate ou o avocado antes ou depois de praticar uma atividade física. Isso porque, essa fruta é um isotônico natural que ajuda de maneira eficaz na reposição dos minerais que foram gastos durante a atividade física.

Apesar do abacate não conter tantos nutrientes como o seu primo pequeno, o seu consumo faz muito bem a saúde. Nele estão contidas gorduras consideradas benéficas, chamadas de ácido oleico, que possui a função de controlar os níveis de colesterol ruim.

Melhorando os níveis de colesterol, as doenças cardiovasculares são evitadas, melhorando consequentemente o sistema imunológico.

Diferença entre abacate e avocado

Conheça a história do avocado

A chegada do avocado no Brasil foi no ano de 1975, quem o trouxe foi o Engenheiro Agrônomo Paulo Roberto Leite. O seu surgimento foi no México, hoje os Estados Unidos são considerados o maior produtor.

Embora, o avocado nunca tenha sido consumido por uma boa parcela dos brasileiros, a sua produção contempla cerca de 20 estados e mais de 20 países.

Esses números poderiam ser bem melhores, mas infelizmente, o clima no país não é o mais favorável na época de verão. A produção da variedade flerte se dá entre os meses de fevereiro a maio e a variedade hass, entre os meses de maio a outubro.

A primeira variedade é caracterizada por uma casca mais lisa, que ao amadurecer fica totalmente verde. Já a segunda variedade possui uma casca mais rugosa, ficando roxa quando amadurece, seu formato também muda, é um pouco mais arredondado.

Quais as vantagens do avocado

Por conter mais aminoácidos, o avocado é considerado um remédio natural para o corpo, pois de acordo com as suas combinações químicas, essa fruta se torna um antioxidante natural.

Com uma ingestão regular dessa fruta, doenças como o câncer e o diabetes podem ser controladas e combatidas. Por ser muito nutritivo, sua ingestão regular se torna mais funcional, combatendo os níveis de colesterol. O coração fica protegido do surgimento de doenças.

Atletas consomem essa fruta antes ou depois de fazerem alguma atividade física, pois ela repõe os sais minerais que foram perdidos.

O avocado por possuir um formato menor, ele é mais fácil de ser levado como lanche. A galera mais fit, amam essa fruta, principalmente por poder ser transportado.

Como está o consumo do avocado no Brasil?

Diversas receitas vêm sendo criadas por chefs de cozinha renomados no Brasil. De uma simples polpa misturada a granola, até os pratos mais refinados são encontrados em restaurantes famosos.

Existem pratos que combinam salmão defumado com avocado, saladas variadas com avocado, entre outras combinações. Isso significa que restaurantes requintados ou não estão caindo nas graças tanto do abacate, quanto do avocado.

Existe alguma contraindicação do consumo do abacate ou do avocado?

A resposta é depende, pois se a sua ingestão for muito grande, você provavelmente vai manifestar algum incômodo de digestão.

Agora se a sua ingestão for regular, dentro do que é indicado, você provavelmente não sentirá nenhum desconforto no sistema digestório.

Pessoas com problemas renais devem ter moderação no consumo de abacate ou avocado, pois eles contêm uma dose elevada de potássio. Isso pode simbolizar um perigo ao organismo, levando-o a ter complicações importantes.

Além disso, reações alérgicas também poderão surgir nas pessoas que possuem alergia ao látex.

Saber a diferença entre abacate e avocado é fundamental para a montagem da dieta que deve ser consumida diariamente. Dietas hipocalóricas devem ser ajustadas pelos profissionais capacitados em orientar as melhores opções de alimentos.

Deixe seu Comentário