Curiosidades

Como plantar abacate? Veja as melhores dicas aqui

Como plantar abacate?

Se nós dependêssemos da cor da casca do abacate para consumi-lo, isso nunca iria acontecer, pois algumas espécies permanecem nessa coloração em todas as suas fases de cultivo. Algumas frutas ganham uma coloração arroxeada e em seguida ficam marrons. A maturação da fruta se dá quando ela apresenta uma consistência mais macia e menos firme. Aprenda a seguir como plantar abacate e tenha essa fruta disponível a hora que quiser.

O abacate é uma das frutas mais consumidas no país, seu nome original é Persea americana L., possui diversas vitaminas e minerais importantes como o cálcio, o ferro e o fósforo, além das fibras solúveis, lipídeos e fitoesteróis.

Os lipídeos presentes nas frutas de abacate são classificados como monoinsaturados e possuem como principal função a de reduzir os níveis do colesterol ruim, chamado de LDL dentro do nosso organismo. De todas as frutas presentes na natureza, o abacate é considerado o mais rico em proteínas, podendo auxiliar inclusive em dietas e treinos físicos mais pesados.

Ele age como um regenerador das células musculares, diminuindo os episódios de dor e desconforto causado por esses exercícios.

No Brasil o consumo do abacate é feito com leite, em forma de vitaminas, mas existem diferentes tipos de receitas, inclusive salgadas. Países como o Peru e o México, o abacate é consumido em saladas e como acompanhamento em pratos salgados.

Como é a árvore que dá o abacate?

O comprimento da fruta varia entre 15 a 20 centímetros e o seu peso pode atingir até 1,5 quilos, seu formato é oval. Bem no meio da fruta existe um caroço bem grande e liso. O nome da árvore que dá o abacate é o abacateiro e sua altura pode atingir os 20 metros.

São árvores que atingem uma longevidade invejável se comparada as outras que existe.

O centro de origem principal dessa fruta se localiza no México, estendendo-se até a Venezuela, em seguida Colômbia, Peru e Equador. No Brasil essa planta chegou nos séculos XVI e XVII, no estado do Rio de Janeiro, onde se adaptou muito bem, por conta do clima subtropical que o estado possui.

Por ser uma fruta muito consumida no país, o interesse em aprender como plantar abacate vem se tornando muito grande entre as pessoas. Hoje você vai aprender como plantar essa fruta tão saborosa que pode ser consumida de diferentes maneiras.

Como plantar abacate?

Aprenda agora como plantar abacate de maneira eficaz

Passo 1 – Retirada do caroço

Para começar a plantar o seu abacate, você deverá tirar o caroço da fruta. Para que isso aconteça, corte a fruta ao meio e retire o caroço com cuidado, para não deixar a polpa cair no chão e nem danificar o caroço.

Uma maneira muito fácil de você tirar esse caroço é fazer um corte na fruta de até uns 1,5 centímetros e em seguida girar as duas partes em sentido contrário.

Passo 2 – Limpeza do caroço que você retirou

O seu abacate vai surgir justamente desse caroço que você retirou, sendo assim, você deverá limpá-lo muito bem, debaixo de água corrente. Mas cuidado, não retire a casquinha da castanha do caroço, porque se isso acontecer, as probabilidades de germinar serão menores.

Passo 3 – Nesse caroço que já está limpo, espete palitos

Para aprender como plantar abacate, essas etapas são fundamentais. Caso contrário, o fracasso será certo.

Espete de 3 a 4 palitos nesse caroço do abacate, a ideia é fazê-lo encostar na água do copo que você vai colocar, sem deixa-lo cair. É simples, encha um copo com água, espete os palitos no abacate e coloque-o na base desse copo, de uma maneira que o caroço encoste na água mas não caia lá dentro.  

De maneira regular, essa água deve ser trocada, para que o caroço possa germinar, surgindo algumas raízes e caule depois de alguns dias.

Nessa etapa você vai conferir o seguinte cenário, essa película que envolve o caroço vai secar, enrugar e cair. Esse caroço então vai começar a abrir em cima e em baixo, não se assuste é normal, dele sairão as raízes. Esse processo todo vai acontecer depois de três semanas.

Passo 4 – Chegou a hora de plantar o seu abacate

Assim que esse caroço começar a apresentar o surgimento de algumas raízes, assim como o caule e folhas e a sua planta já tiver atingido cerca de uns 20 a 30 centímetros, chegou o momento de plantar.

Para que o seu abacate cresça sadio e dê bons frutos, você deverá preparar o solo para ele. Solos férteis, com uma drenagem boa e rico em matéria orgânica é o ideal para o crescimento dessa planta.

Como o abacateiro pode crescer bastante, o ideal é que você o coloque em um vaso grande. Garanta que o caroço não fique inteiramente enterrado, pois ele precisará de uma parte em contato com o ar.

Passo 5 – Regar com cuidado

O sistema de rega do seu abacateiro precisa ser diário, pois ele precisa de água para poder crescer, ou seja, a sua terra precisa estar sempre úmida.

Se as folhas da planta não estiverem verdes e sim castanhas é sinal de que ela precisa de mais água para poder viver.

Agora se as folhas começarem a ficar amarelas, chegou a hora de parar um pouco de regar, essa cor significa que ela tem bastante água já.

É pelas cores das folhas que você vai saber se deve regar essa planta ou não.

Aprender de maneira correta como plantar abacate é fundamental para que você tenha a sua árvore frondosa no futuro. Seus familiares ficarão de queixo caído com os seus dotes na jardinagem e horticultura.

Passo 6 – Momento da colheita

Assim que todas as etapas de como plantar abacate forem cumpridas, chegou a hora da colheita da fruta.

As frutas começam a surgir depois de uns dois anos mais ou menos. Retire as frutas apenas quando estiverem maduras e consuma-as imediatamente.

Aprender como plantar abacate não é nenhum bicho de sete cabeças, basta seguir as orientações para que você tenha uma planta linda e fértil para o resto da vida. Não tenha pressa, respeite o tempo da sua planta.

Deixe seu Comentário