Categorias
Curiosidades Receitas

Benefícios do abacate: é bom para que?

Manter uma dieta equilibrada com alimentos naturais é a forma mais eficaz de se manter distante do surgimento de doenças tão nocivas para a saúde humana. Hoje você vai conhecer os diversos benefícios do abacate e como incluí-lo da sua dieta com algumas receitas incríveis e super fáceis de serem feitas.

Então, em meados da década de 70, as frondosas árvores de abacateiro eram vistas nos fundos das casas. Possuíam cerca de 20 metros de altura e era a alegria das crianças na época, que costumavam se empoleirar nos seus galhos.

Hoje é muito raro ver esses abacateiros nos quintais das casas, porém o consumo da fruta vem se multiplicando entre as famílias. As receitas ganharam roupagem nova e vão muito mais além do que as clássicas receitas mexicanas. Hoje é possível fazer receitas doces e salgadas. A sua consistência cremosa, aliás é o diferencial dessa fruta.

Graças a novos estudos e pesquisas, o abacate se tornou o alimento mais badalado do momento, principalmente no que diz respeito aos seus benefícios.

Sabe-se que um dos benefícios do abacate é justamente no processo de perda de peso, apesar dele ser muito rico nas gorduras, consideradas boas.

Antigamente, o abacate era tido como vilão por conter uma dose elevada de gordura. É importante ressaltar que essa gordura é classificada como boa, pois combate a formação do colesterol ruim. Ela age no organismo como um verdadeiro remédio natural e seus benefícios podem ser observados na saúde dos seus cabelos, pele e até na prevenção de doenças mais graves como o câncer.

Decerto, além da prevenção dessas doenças mais graves, ele também pode ser usado como um potencializador dos treinos físicos. Alguns atletas inclusive, utilizam esse isotônico natural para repor os nutrientes, vitaminas e minerais perdidos.

Conheça 6 benefícios do abacate

1 – Rejuvenescimento da pele

A pele é bastante beneficiada com o consumo do abacate, é possível observar uma redução significativa de estrias, celulite e rugas. Isso acontece por causa da presença da vitamina C, um antioxidante natural. Aumentando assim a produção e a metabolização de colágeno, consequentemente a pele se torna mais firme e elástica.

A pessoa se torna mais saudável e bonita, parece que rejuvenesceu.

2 – Melhora o rendimento muscular

Assim sendo, existem alguns estudos que afirmam que um dos benefícios do abacate é a promoção da hipertrofia muscular. Ele fornece a energia que o indivíduo necessita para fazer suas atividades físicas.

Por conter uma quantidade satisfatória de proteínas, o consumo do abacate recupera os músculos com mais facilidade. Evitando o surgimento da fadiga muscular e a formação de alguns radicais livres que geralmente são produzidos depois da execução de um exercício físico mais intenso.

3 – Os cabelos ficam mais saudáveis

Da mesma forma, os benefícios do abacate podem ser observados no lado de fora do corpo. A aplicação dele pode ser feita através de máscaras para os cabelos, que também auxiliam na saúde dos fios, tornando-os muito mais macios e brilhantes.

4 – Cérebro mais jovem

De fato, o consumo do abacate melhora muito a saúde do cérebro e sua capacidade de memorizar. Isso acontece por causa da presença de um componente muito importante chamado Ômega 3.

O Ômega 3 atua diretamente na circulação sanguínea, isso significa que o cérebro é mais irrigado pelo fluxo de sangue.

Benefícios do abacate

5 – Nutriente necessário para o período de gestação

É muito importante ressaltar, que toda mulher em período de gestação, deve consultar uma Nutricionista para fazer o acompanhamento correto dos nutrientes e vitaminas necessários para esse período.

O abacate contém ácido fólico, que é um importante nutriente, principalmente porque previne o surgimento de doenças congênitas e problemas na formação do feto. O ideal seria a mulher consumir essa fruta antes de ficar grávida, assim ela teria uma quantidade suficiente no organismo para poder ajudar na formação do feto.

6 – Auxilia no processo de emagrecimento

Um dos benefícios do abacate considerado excelente, principalmente por quem está em processo de emagrecimento, é a quantidade de fibras que ele possui.

As fibras ajudam na saciedade da fome, a sua ingestão dá a sensação do estômago já estar cheio. Isso diminui o apetite do indivíduo, controlando assim a quantidade de comida que ele vai ingerir.

Na dieta pode ser ingerida em quantidades pequenas e sempre de acordo com as recomendações da Nutricionista.

Aprenda a seguir, algumas receitas incríveis com abacate

1 – Receita clássica e tradicional de guacamole

Ingredientes

  • Um abacate de tamanho médio e que já esteja maduro;
  • Dois tomates de preferência sem a pele e nenhuma semente;
  • Uma cebola de tamanho médio picada;
  • Um dente de alho amassado ou picado em pedaços bem pequenos;
  • Duas colheres de azeite;
  • Suco de limão, cheiro verde e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Pegue o abacate, divida no meio, retire toda a polpa e guarde na geladeira. Em uma panela refogue os tomates, junto com a cebola, o alho e o azeite. Então, coloque uma pitada de pimenta e água para refogar.

Deixe esses ingredientes cozinharem por apenas 2 minutos. Com o fogo desligado e um pouco mais frio, misture o abacate até que se forme uma pasta, tempere com sal, cheiro verde e limão.

2 – Salada de abacate com legumes

Ingredientes

  • Um tomate médio cortado de preferência em cubos;
  • Meia cebola picada;
  • Um pepino cortado de preferência em cubos;
  • Uma abobrinha cortada em cubos;
  • Um abacate no ponto de maduro cortado de preferência em cubos;
  • Salsinha bem picada, azeite, limão e sal a gosto.

Modo de preparo

Em um recipiente grande, misture todos os ingredientes delicadamente para que o abacate não se desfaça. Quando conseguir uma mistura homogênea, tempere com sal, salsinha, limão e azeite. Sirva gelado de preferência.

3 – Brigadeiro de cacau com abacate

Ingredientes

  • Um abacate grande e maduro;
  • Uma c. de sopa de cacau em pó, prefira os diets;
  • 1 c. de café de óleo feito com coco;
  • 1 c. de sopa de mel tradicional sem sabor.

Modo de preparo

No liquidificador ou no mixer, bata todos os ingredientes até que você obtenha uma mistura bem homogênea. Deixe essa mistura na geladeira, até que fique com uma consistência mais firme.

Sirva esse brigadeiro gelado.

Decerto, com essas deliciosas receitas, fica mais fácil consumir e ter todos os benefícios do abacate na sua alimentação. Seu corpo vai agradecer por tanto carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *