Categorias
Curiosidades

Abacate à noite: pode comer antes de dormir?

Os benefícios do abacate são inúmeros, sendo assim é comum que ele seja utilizado nas dietas. Apesar de ser um pouco calórico, as gorduras presentes nele são altamente benéficas, além das vitaminas e minerais que também possuem uma função fortalecedora para o organismo. Mas, ainda existem muitas dúvidas em relação a essa fruta. Será que pode consumir abacate à noite? Faz mal? Vamos entender essas e outras questões importantes e tirar de uma vez a sua cisma por ele.

Aumento de massa muscular, perda de peso entre outros objetivos, o consumo de abacate pode ser uma excelente opção. Mas será que essa fruta pode ser consumida a noite? A digestão dela é muito ruim?

Essas dúvidas sempre surgem na cabeça das pessoas que consomem abacate à noite. Apesar dos diferentes benefícios muitos ainda ficam na dúvida se ela faz mal ou não nesse período.

Você vai entender melhor a seguir, mas só para adiantar, existem alguns especialistas que defendem o seu consumo justamente a noite. Isso acontece por conta do seu baixo índice glicêmico, ajudando assim na regeneração das células musculares e consequentemente no aumento da massa magra.

O abacate pode ser considerado um regenerador muscular, por conter altos índices de potássio. Para deixar claro, ele ajuda de maneira indireta no processo de emagrecimento.

É bom ressaltar, que as pessoas que possuem uma boa digestão do carboidrato, possuem mais músculos do que gordura. Se o abacate, possui uma dose menor de carboidratos, essa pode ser a explicação para o seu sucesso nas dietas.

Comer o abacate à noite faz mal?

O abacate é um dos frutos que mais oferece benefícios ao organismo humano, principalmente por ser uma fonte de gordura natural e saudável. Além disso, é rico também em outras vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo.

Nele estão presentes vitaminas C, A, do complexo B, E e K. Os minerais são o manganês, magnésio, ferro, cobre, fósforo e o zinco.

Muitas pessoas ainda tem dúvidas se o consumo do abacate a noite, faz bem ou mal, por ser um alimento rico em gorduras.

Ele é um alimento calórico, isso é fato, mas as gorduras presentes nele são extremamente benéficas para o organismo. Todo tipo de alimento precisa ser consumido com moderação, caso contrário fará mal, mesmo no organismo mais saudável.

Sendo assim, consumir abacate à noite pode ou não fazer mal, dependendo da quantidade que você está ingerindo.

Abacate à noite

Comer abacate à noite, pode prejudicar o sono?

O mineral magnésio presente no abacate atua como um regulador de sono, ou seja, ele vai te ajudar a pegar no sono, diminuindo assim, os episódios de insônia quando esses existirem.

Existem pesquisas inclusive, que comprovam a eficácia do consumo de abacate na dieta de idosos. Ou seja, o magnésio presente no fruto, atuou como um estimulante natural do sono.

Essa notícia acaba sendo excelente para quem tem dúvidas se comer abacate à noite faz mal. O consumo adequado traz benefícios significativos no momento de descanso, devolvendo a energia e a disposição para as atividades do dia seguinte.

Afinal, não é novidade para ninguém que dormir mal pode influenciar no peso corporal de um indivíduo. A pessoa pode engordar e perder totalmente a energia.

Pessoas que dormem menos do que 7 horas por noite, possuem uma tendência maior a acumular gordura abdominal e os riscos da obesidade são diversos.

Isso acontece porque a falta de sono deixa a pessoa com falta de motivação para exercer suas atividades no dia seguinte. Sendo assim, não praticam exercícios e nem se alimentam direito, engordando gradativamente.

Outro detalhe observado é que noites mal dormidas, atrapalham a produção dos hormônios que fazem a regulação do apetite, deixando a pessoa mais faminta do que o normal.

Isso significa, que no dia seguinte o seu apetite estará muito maior e a tendência de aumentar o consumo da comida seja maior. Todas as refeições, principalmente o café da manhã, ganham uma dose extra.

Auxílio no aumento e no ganho de músculos

O hormônio do crescimento é produzido na hora de dormir, especialistas afirmam que o consumo do abacate intensifica a produção desse hormônio, também conhecido como GH.

Para os adultos esse hormônio é importantíssimo na formação dos músculos, estimulando o organismo a utilizar a gordura acumulada como uma fonte de energia benéfica. Com o aumento dos músculos no corpo, a quantidade de queima de gordura e calorias também aumenta.

Você pode consumir o abacate na ceia em forma de vitamina ou apenas 2 colheres de sopa sem adoçante ou açúcar, se o seu objetivo é ganhar massa muscular. Se você quiser, pode transformar o seu abacate batido, em mousse, para isso basta adicionar cacau em pó sem açúcar.

É importante ressaltar, que não basta consumir abacate à noite e pronto, músculos vão surgir como num passe de mágica no dia seguinte. Não é novidade para ninguém, que para o corpo ganhar músculos, ele precisa perder gorduras, caso contrário, o abacate não terá função nenhuma.

Por ser rico em fitoesterois, o abacate é um alimento considerado anti-inflamatório, melhorando consequentemente a saúde de todo o sistema cardiovascular. Estão presentes no abacate também a glutationa, que é um antioxidante importante para o combate dos radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce e o surgimento de cânceres diversos. Ele diminui qualquer concentração de cortisol, o hormônio do estresse.

Controvérsias de alguns especialistas

Alguns especialistas afirmam que comer esse tipo de fruta antes de dormir é uma péssima ideia, por causa do seu alto índice de gorduras, mesmo sendo benéficas para a saúde.

A justificativa principal é de que as gorduras levam mais tempo para serem digeridas. Isso significa que quando você está indo para a cama, o seu corpo ainda está digerindo esse abacate que foi consumido antes de dormir.

Especialistas ainda vão mais longe, para eles o ideal é não consumir alimentos três horas antes de dormir, principalmente se for uma refeição muito grande.

Tudo vai depender do funcionamento do seu organismo, para algumas pessoas consumir abacate à noite não faz mal nenhum, já para outras ele pode não cair tão bem. O ideal é observar como o seu corpo se comporta e pedir ajuda a profissionais gabaritados que podem oferecer a melhor orientação para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *