Curiosidades Receitas

Como aproveitar o caroço do abacate?

Como aproveitar o caroço do abacate

A safra do abacate compreende os meses de março até junho, mas nas feiras é possível encontra-lo praticamente o ano inteiro. Fonte de proteínas e gorduras naturais saudáveis, essa fruta traz diversos benefícios para a saúde do corpo, principalmente para o cérebro. É possível encontrar diversas receitas que levam o abacate em sua composição, desde doces até salgadas. Mas além de consumir a fruta, você também poderá aproveitar o seu caroço. Aprenda como aproveitar o caroço do abacate e tenha uma alimentação mais saudável.

Antes de você colocar a semente do abacate no lixo, aprenda como aproveita-la de maneira saudável.

Quando compramos um abacate, desprezamos totalmente a sua semente ou caroço como vulgarmente é conhecido. Mas, com diferentes tipos de pesquisas sendo realizadas ultimamente, foi reconhecido que o caroço possui muitas propriedades nutracêuticas.

É no caroço que se concentra a quantidade ideal de fibras que um indivíduo precisa consumir ao longo do dia. Além disso, é nesse mesmo caroço que está a maior concentração de antioxidantes da fruta, aproximadamente 70%. As fibras auxiliam na concentração do colesterol no intestino, para que sejam eliminados posteriormente, impedindo-o que seja reabsorvido pelo organismo.

Aprender como aproveitar o caroço do abacate é excelente para quem quer ter acesso a um remédio totalmente natural.

Conheça os benefícios do caroço do abacate

A população indígena estão muito mais adiantas do que nós que moramos nos grandes centros urbanos, acostumados a pensar dentro da caixinha. O abacate nesses povos já é usado há muito tempo em diferentes tipos de curas. Dores nos rins, músculos, fígado, intestinos, entre outras, são curadas com o consumo e a maneira correta de como aproveitar o caroço do abacate há muito tempo.

Benefícios do consumo do caroço de abacate

  • Alta concentração de antioxidantes, responsáveis pela proteção de todas as células do organismo, combatendo assim o surgimento dos radicais livres, responsáveis pela diminuição de defesa do organismo;
  • Previne o surgimento de doenças cardíacas e reduz os níveis de colesterol ruim, combatendo de maneira eficaz outras doenças consideradas degenerativas;
  • Redução dos níveis de inflamação nos órgãos pertencentes ao sistema digestório;
  • Previne o surgimento de úlceras e protege o estômago e outros órgãos do trato gastrointestinal;
  • Possui propriedades anti-inflamatórias e fortalece o sistema imunológico, aumentando assim naturalmente as defesas do corpo contra doenças;
  • Diminui as dores de doenças relacionadas ao comprometimento das articulações, como artrose e artrite;
  • Prevenção de episódios de constipação intestinal, gripes e resfriados;
  • Sacia a fome nas pessoas que apresentam episódios de compulsão alimentar. Sendo assim, atuam ativamente nos processos de emagrecimento;
  • É um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, colabora ativamente para manter os níveis de glicose no sangue em níveis baixos. Isso é ideal para que as pessoas não apresentem doenças como a diabetes.

Como aproveitar o caroço do abacate

Aprenda como aproveitar o caroço de abacate de maneiras diferentes

Saber como aproveitar o caroço do abacate de maneira correta é a melhor forma de extrair tudo de bom que ele pode oferecer.

Se você sofre com pedra nos rins, basta ralar o caroço e consumir, ele é considerado um ótimo remédio para o tratamento de doenças no trato urinário. Mas também se você sofre com colesterol ruim muito alto ou doenças que causam a imunidade baixa, a farinha desse caroço também é recomendada.

Confira a seguir duas receitas ótimas para o correto aproveitamento desse caroço.

1 – Extrato do caroço do abacate

Rale o caroço do abacate, em uma garrafa de apenas meio litro de vinho branco, acrescente esse caroço ralado e deixe macerar por apenas 7 dias em local escuro. É recomendada a ingestão de apenas 100 ml por dia. Você pode dividir em dois cálices pequenos de 50 ml e ingerir um de manhã e outro a tarde.

2 – Farinha desse caroço do abacate

Você não precisa ralar caroço por caroço, junte uma quantidade razoável na geladeira e rale todos de uma vez. Antes de começar a ralar, deixe-os secar ao sol. Ao invés de ralar esses caroços, você pode bater todos no liquidificador.

Em seguida, coloque essa farinha em um pote hermeticamente fechado e conserve na porta da geladeira.

O recomendado é que você consuma uma colher de sopa diariamente, junto com a refeição.

Não exceda nas doses recomendadas, pois ao invés de fazer bem, fará mal! Aliás, tudo que é consumido em excesso faz mal.

3 – Chá de farinha de caroço de abacate

Esse chá é excelente para curar doenças nos rins e no trato urinário. Ele age como um anti-inflamatório e diurético para o corpo.

Além disso, também alivia as dores reumáticas e provocadas pela inflamação dos nervos como as nevralgias.

Modo de preparo

Rale uma semente de abacate e despeje água, quase no ponto de ebulição. A quantidade de água para uma semente é de quatro xícaras. Desligue o fogo, tampe com um pires e deixe agir em infusão por 10 minutos apenas.

Pronto o seu chá já pode ser consumido, o ideal é que seja apenas ingerido três vezes ao dia.

4 – Tingimento natural de tecidos

Para quem não sabe como aproveitar o caroço do abacate, como corante é uma excelente alternativa, pois ele tem o poder de tingimento de tecidos como o algodão, o linho e a lã. A cor é meio rosada e fica muito linda.

Fazer essa tintura é muito fácil, você vai precisar apenas de 2 litros de água e um volume correspondente a um terço de sementes de abacate, desde que estejam quebrados e a casca da fruta cortada. Quanto menor for os pedaços, melhor será o preparo. Complete os outros 2/3 que faltam 2 partes de água e 1 parte de amônia. Misture bem e mantenha essa garrafa fechada, macerando por um período de 7 dias em local escuro.

Passado esse período, coe e despeje esse conteúdo líquido em um balde maior, onde deverão estar os tecidos que você quer tingir. Só mexa nesse tecido, após sete dias, pois antes disso não estará pronto. Para fixar bem a cor, dê um banho de sal nesse tecido.

5 – Esfoliante para a pele

Utilizar a polpa da fruta como uma máscara para a hidratação da pele do rosto, não é nenhuma novidade. O que muitos não sabem é que dá para utilizar o caroço como um excelente esfoliante para a pele. Para isso, rale o caroço, misture com uma banana amassada e espalhe no rosto todo. Se preferir, pode deixar curtindo com um pouco de azeite e utilizar em seguida como um esfoliante natural nas áreas onde a pele está mais seca.

Agora que você aprendeu como aproveitar o caroço do abacate, mãos a obra para aproveitar todos os seus benefícios.

Deixe seu Comentário