Curiosidades

Abacate prende ou solta o intestino?

Abacate prende ou solta o intestino?

O abacate é muito conhecido no país por conta da receita mexicana de guacamole. Mas, ele é uma fruta riquíssima de vitaminas e minerais, que pode ser usada de diferentes maneiras. Uma porção média da fruta conta 413 calorias. Essa fruta é a predileta das pessoas que precisam fazer dieta e consumir uma gordura que seja saudável. O que muitas pessoas ficam na dúvida é se o abacate prende ou solta o intestino antes de consumi-lo. A seguir você vai conhecer todos os seus benefícios e propriedades.

Mesmo que ele seja considerado um pouco mais calórico do que a maioria das frutas, ele possui uma quantidade adequada de gordura boa. Ou seja, aquela gordura que não prejudica a saúde do corpo.

No abacate podemos encontrar quantidades satisfatórias de fibras, proteínas, gorduras saudáveis, fósforo, zinco, cobre, cálcio, magnésio, manganês, potássio, ferro, vitaminas do complexo B, A, C, E e K.

Além de toda essa riqueza de nutrientes e vitaminas, ele ainda traz diversos benefícios para o corpo, como a regulação da pressão, redução das taxas de colesterol ruim, entre outros. Esses são apenas alguns exemplos para você conhecer, pois ao longo do texto vamos te apresentar mais alguns.

Muitas pessoas possuem dúvidas se o abacate prende ou solta o intestino antes de consumi-lo. Vamos te ensinar sobre isso a seguir e sem dúvidas, você vai se surpreender com a quantidade de benefícios oferecidos.

Entenda de uma vez se o abacate prende ou solta o intestino

Antes de incluir essa fruta na dieta, muitas pessoas se perguntam se o abacate prende ou solta o intestino. É fato que ele é uma das frutas que mais possui fibras em sua composição. Em 100 gramas aproximadamente, ela contém cerca de 6 gramas de pura fibra.

Além de gorduras consideradas boas para o organismo, que possuem a função de facilitar o trânsito intestinal e consequentemente a eliminação do bolo fecal. A saúde cardiovascular também se beneficia com o consumo dessa fruta, que diminui consideravelmente os níveis do colesterol ruim, aumentando assim o colesterol bom.

Confira a seguir, o que o abacate contém:

1 – Fibras

Antes de responder a sua pergunta se o abacate prende ou solta o intestino, vamos te ensinar primeiro sobre os componentes que essa fruta possui.

O abacate é riquíssimo em fibras, para ter uma noção, 100 gramas da fruta contêm cerca de 6,3 gramas de fibras. Isso é excelente para quem sofre com episódios de intestino preso.

As fibras atuam na digestão dos alimentos, colaborando ativamente para que o intestino funcione normalmente. Sendo assim, combatem os episódios de prisão de ventre e constipação intestinal. Isso acontece, porque esse nutriente não é quebrado para que forme energia, quando passa pelo trato digestivo do organismo.

Por não formar energia, ele acaba absorvendo toda a água e amolecendo as fezes.

As fibras também dão mais volume as fezes, tornando a evacuação bem fácil. Ou seja, as fibras encontradas no abacate só trazem benefícios para o organismo, deixando-o muito mais saudável.

Abacate prende ou solta o intestino

2 – Gorduras saudáveis

Muito se fala da gordura na dieta, e muitas vezes apenas coisas negativas associam a ela, mas você sabia que existem gorduras saudáveis e que fazem muito bem para o coração?

Então, antes de você saber se o abacate prende ou solta o intestino, é preciso conhecer as gorduras boas que estão presentes nele.

As gorduras saudáveis servem principalmente, para evitar que o intestino fique preso. Ou seja, nesse sentido, o abacate se torna até um remédio natural, caso você tenha episódios de constipação intestinal.

Decerto, o abacate é bem gorduroso, porém as gorduras presentes nele são extremamente saudáveis. Se quer melhorar a sua alimentação incluindo gorduras saudáveis, esse é uma excelente fruta para ser consumida.

3 – Potássio

O abacate é uma fruta que possui altas doses de potássio, isso significa que atua diretamente na regulação de diversos fluidos corporais. Quando não consumimos doses necessárias de potássio na dieta, podemos desenvolver inchaço e até a paralisia intestinal.

A consequência disso são as dores em toda a região abdominal.

O excesso de fibras pode causar diarreias

A resposta sobre se o abacate prende ou solta o intestino vai depender da quantidade que o indivíduo consome desse alimento. Essa resposta pode variar bastante, pois se o consumo for alto, é lógico que o trânsito intestinal será bem maior.

Apesar de ser considerado um alimento benéfico e contribuir ativamente no sistema digestório, se ele for consumido de maneira bastante excessiva, provavelmente você sentirá outros efeitos não tão benéficos.

O consumo correto para os adultos é entre 25 gramas até 35 gramas diariamente, se o consumo for maior, a probabilidade de se ter diarreia é muito grande.

Existem dois efeitos observados quando o consumo de fibras é feito em altas doses num espaço de tempo bem curto. Algumas pessoas apresentaram prisão de ventre e outras o intestino completamente solto.

A diarreia acontece, porque o corpo puxa toda a água presente no organismo para eliminar essas fibras que foram consumidas. Muita diarreia causa desidratação!

Outro efeito desagradável do consumo de muitas fibras na alimentação é a absorção exagerada de minerais classificados como de baixa qualidade. Isso resulta em problemas abdominais e excesso de gases.

Consumir fibras requer também o consumo de bastante água, no mínimo 2 litros por dia. As fibras puxam a água do organismo para serem eliminadas, se não tiver, o intestino fica ressecado. Consequentemente, a prisão de ventre surge.

Outros benefícios digestivos do abacate

Agora que você já sabe se o abacate prende ou solta o intestino, é hora de conhecer alguns efeitos positivos que ele possui e que beneficiam o organismo.

De uma maneira geral, todas as vitaminas e nutrientes presentes na fruta só trazem benefícios para a saúde. A vitamina C presente em quantidades satisfatórias, contribui para o aumento da produção de colágeno e o fortalecimento do sistema imunológico. Com o consumo adequado desta vitamina, os órgãos e tecidos ficam fortalecidos.

Outro benefício importante do consumo dessa vitamina é em relação a prevenção do surgimento de câncer gástrico.

O abacate além disso, é rico em vitaminas do complexo B, que auxilia ativamente nos processos de digestão, pois ajuda as células a regenerarem e retirarem as energias que necessitam dos alimentos que foram ingeridos.

Então antes de nos preocuparmos em saber se o abacate prende ou solta o intestino, vamos nos prender a todos os benefícios oferecidos ao corpo. Consuma com moderação e se tiver dúvidas, procure uma Nutricionista, ela é a profissional mais indicada para te ajudar.

Deixe seu Comentário