Receitas

Vitamina de abacate: as melhores receitas

Vitamina de abacate

A vitamina de abacate é bem saborosa e, acima de tudo, nutritiva. Além de tudo isso, os benefícios para a saúde são incontáveis. Você pode incluí-la no seu café da manhã, cafés da tarde e lanches pós e antes dos treinos. Aprenda a fazer essa vitamina e turbine a sua dieta e a sua saúde.

O abacate é uma das frutas mais rica em vitaminas A, C, E e K, nutrientes como ferro, potássio, cálcio e zinco, além da presença da chamada gordura boa.

As gorduras chamadas de monoinsaturadas são ligadas a redução do colesterol ruim e consequentemente as doenças cardiovasculares. Portanto, pode ser consumida como um remédio natural na quantidade adequada.

Muitos atletas consomem o abacate como um isotônico natural antes ou depois da prática dos exercícios físicos.

Benefícios do consumo da vitamina de abacate

Consumir a vitamina de abacate traz muitos benefícios para a saúde, confira alguns deles:

1 – Prevenção do câncer

O abacate é uma fruta rica em ácido chamado de oleico, a mesma substância encontrada no azeite e que atua principalmente no combate ao surgimento de doenças como o câncer. Sendo assim, ela se torna uma fruta totalmente eficaz na prevenção e no tratamento dessas doenças.

2 – Rejuvenesce a pele

Surpreendentemente existem alguns tratamentos onde é possível fazer uma máscara de abacate, que é totalmente eficaz no combate de olheiras, diversas marcas de expressão, etc. Isso significa que quando a fruta é consumida como vitamina de abacate, os benefícios são os mesmos. Essa bebida ajuda na produção de colágeno na pele e de antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento. A pessoa fica muito mais bonita e jovem.

3 – Melhora a saúde do coração

O coração fica mais saudável, isso é fato, principalmente pela alta concentração de vitamina E que melhora a circulação do sangue, prevenindo assim a formação de coágulos. Sangue coagulado prejudica o sistema circulatório e o músculo cardíaco. Outros benefícios observados nessa fruta são em relação a quantidade de Ômega 3 e 6, que ajudam no controle do colesterol.

4 – Cérebro mais saudável

Todavia, tanto o Ômega 3, quanto o 6, melhoram as funcionalidades do cérebro, aumentando a nossa concentração e memória. Substâncias como o folato atua na prevenção de AVCs, derrames e doenças como Alzheimer e outras possíveis complicações.

Se você não gosta de comer a fruta in natura, tente experimentar a vitamina de abacate, os benefícios são os mesmos.

Aprenda a fazer 3 vitaminas de abacate

1 – Vitamina de abacate clássica

Antes de mais nada, o abacate é uma fruta rica em vitaminas, minerais e rica em gorduras boas para o organismo. Uma vitamina de abacate cremosa é rica e faz muito bem para a saúde. Veja como é fácil de prepara-la.

Ingredientes

  • 1 abacate de tamanho grande;
  • 1 litro de leite gelado;
  • Açúcar a gosto.

Modo de fazer

Corte esse abacate ao meio e retire o caroço com uma colher. Em seguida, retira toda a polpa que costuma ser bem mole com uma colher mesmo. Raspe bem, até chegar na casca.

No liquidificador, bata a polpa, o leite e o açúcar, em velocidade alta.

Então, aproveite essa maravilha e sirva à vontade!

Consuma essa vitamina no café da manhã ou no lanche da tarde.

Vitamina de abacate

2 – Vitamina de abacate com banana

Ingredientes

  • 500 ml de leite de coco;
  • ½ abacate de tamanho grande;
  • 2 bananas nanica congeladas;
  • Pedaços de manga;
  • 3 folhinhas de hortelã;
  • 1 colher de sopa de espinafre.

Modo de fazer

Em um liquidificador bata o abacate, as bananas e os pedaços de manga. Aos poucos acrescente o leite de coco, as folhas de hortelã e o espinafre.

3 – Vitamina de chá verde com abacate

Ingredientes

  • 1 litro de chá verde gelado;
  • 1 abacate grande;
  • Açúcar a gosto.

Modo de fazer

Nessa vitamina de abacate ao invés de usar leite ou água, você vai bater o seu abacate com chá verde de preferência gelado. Você pode incrementar a vitamina com outros sabores como o mel, as amêndoas e a canela.

Corte o abacate ao meio e retire toda a sua polpa. No liquidificador acrescente o abacate, o chá verde e o açúcar, bata em velocidade alta por 3 minutos.

Você pode finalizar essa vitamina com canela, mel e lascas de amêndoas.

Como tornar a sua vitamina mais saudável?

Decerto, existem algumas dicas excelentes para transformar a sua vitamina de abacate muito mais saudável. O abacate é conhecido por ser muito calórico, mesmo contendo vitaminas e gorduras saudáveis, se for consumido em excesso ele engorda.

Existem algumas dicas excelentes para transformar a sua vitamina em uma bebida extremamente saudável. Confira a seguir:

  • Se for usar leite, dê preferência ao desnatado e não ao integral, pois possui muita gordura, o leite desnatado não possui gordura, por isso é o mais indicado;
  • Escolha uma fonte mais saudável para adoçar a sua bebida, portanto substitua o açúcar por mel ou adoçante se não puder consumi-lo;
  • As pessoas que forem intolerantes a lactose presente no leite ou então forem vegetarianas, poderão substitui-lo por leite de amêndoas, aveia, arroz ou nozes.

Como armazenar e escolher o abacate?

Para escolher a melhor fruta, você deve pegá-la na mão para sentir a sua maciez. Quanto mais macia estiver a casca, mais madura está a fruta.

Se a fruta que você escolheu para fazer a sua vitamina de abacate já estiver madura, guarde-a na geladeira, isso permite que ela se conserve por vários dias seguidos. Agora, se ela estiver verde, então não é na geladeira que você a guardará.

Deixe-o em alguma bancada em temperatura ambiente, pode em uma fruteira. Se quiser acelerar esse processo de amadurecimento, basta envolver a fruta em um saco de pão ou papel similar.

Abriu um abacate inteiro, mas não consegue come-lo de uma vez? Aprenda como conservar essa fruta, sem deixa-la escurecer.

  • Na vertical, corte esse abacate ao meio, a metade que você não for usar, guarde na geladeira, pode guardar com a semente mesmo;
  • Esprema o suco de um limão na polpa do abacate que você cortou;
  • Você pode envolver a fruta em um plástico filme ou coloca-la dentro de um recipiente e então guarda-la na geladeira.

Agora que você aprendeu algumas receitas incríveis de vitamina de abacate, fica mais fácil incluir essa fruta na sua dieta do dia a dia.

Deixe seu Comentário