Receitas

Suco de abacate: as melhores receitas

Suco de abacate

O abacate é uma excelente fruta para a saúde. Conhecida por suas diferentes propriedades e benefícios, principalmente àqueles relacionados com a redução dos níveis de colesterol, incluir essa fruta na dieta é importantíssimo. Aprenda a seguir como fazer um suco de abacate delicioso.

O abacate é uma fruta que surgiu no México e aos poucos ganhou o mundo. No Brasil, o consumo é bem alto, principalmente por quem precisa ingerir uma gordura mais saudável.

Os benefícios dessa fruta para a saúde do corpo são diversos, que vão desde uma simples hidratação nos cabelos até a redução do colesterol ruim. As gorduras boas estão presentes na sua composição, elas atuam principalmente como antioxidantes no corpo, reduzindo o envelhecimento precoce da pele e das células.

Além de tudo isso, o consumo do suco de abacate vai te ajudar a melhorar a performance nos treinos, aumentando o seu rendimento. Isso acontece, porque ele é uma fonte natural de energia. O sistema imunológico também fica fortalecido com o consumo dessa fruta e o surgimento de doenças cardíacas e câncer ficam diminuídos.

Como fazer o melhor suco de abacate? Aprenda 2 receitas incríveis!

1 – Suco de abacate extremamente cremoso

Ingredientes

  • 1 abacate que esteja no ponto de maduro;
  • 236 ml de leite, pode ser de qualquer tipo, desde que esteja frio;
  • 15 gramas de açúcar, adoçante ou mel.

Modo de fazer

Primeiro você terá que retirar a polpa da fruta para poder usá-la no seu suco. Abra o seu abacate, cortando-o verticalmente com uma simples faca. Gire cada metade para um lado, para poder separá-lo, fazendo assim com que o caroço fique exposto.

Com o auxílio de uma colher ou uma faca, retire esse caroço. Depois, com uma colher, retire toda a polpa.

No liquidificador, coloque a polpa da fruta, junto com o açúcar, adoçante ou mel. Bata até misturar todos os ingredientes.

Chegou a hora de adicionar o leite a essa mistura, você que vai decidir qual a consistência da sua bebida. Graças a cremosidade que o abacate tem naturalmente, a receita pode variar bastante.

O leite de vaca integral, deixa a receita mais cremosa e o sabor característico do abacate mais evidente. Já o leite de amêndoa deixa a receita mais rala, qualquer uma das opções permitem um realce de sabor diferente.

Esse suco de abacate é extremamente cremoso e se você adicionar mais polpa, a cremosidade aumenta mais ainda. É possível inclusive com essa receita, fazer um creme de abacate, que serve como sobremesa.

Suco de abacate

2 – Suco de abacate com legumes

Ingredientes

  • 1 abacate tamanho médio no ponto de maduro;
  • 4 folhas grandes de couve manteiga ou pode ser acelga;
  • 3 fatias de abacaxi cortas em cubinhos;
  • 100 gramas de espinafre;
  • 1 pepino do tipo japonês;
  • 1 pedaço bem pequeno picado, de aproximadamente 2,5 centímetros de gengibre;
  • 4 talos de aipo;
  • 100 gramas de brócolis picado;
  • 1 pera média picada.

Modo de fazer

Esses primeiros procedimentos são semelhantes ao suco de abacate anterior. No qual você deve abrir a fruta e retirar toda a sua polpa com uma colher. O caroço pode ser retirado com uma faca ou colher, você escolhe.

No liquidificador, você deverá colocar essa polpa, juntamente com os legumes e frutas escolhidos. Se quer adoçar a seu suco de abacate com açúcar, mel, adoçante ou outra variedade, esse é o momento. Bata esses ingredientes no liquidificador até que tudo seja misturado.

A quantidade de frutas e legumes deve ser adicionada aos poucos, o ideal é que você bata um pouco e em seguida prove. Assim você poderá dosar a quantidade de frutas e legumes de acordo com o seu paladar.

Em seguida, adicione o leite aos poucos. Lembre-se, você é quem vai controlar a cremosidade do seu suco de abacate.

Quanto mais polpa acrescentar, mais cremoso ele vai ficar. O tipo de leite também influencia, pois quanto mais gordo for o leite, mais espessa será a mistura. Leites como os de amêndoa, são mais ralos. Ambos os leites possuem características diferentes.

Como saber quando o abacate está maduro?

Para fazer qualquer um desses sucos, é importante que o abacate esteja maduro, pois você terá que retirar toda a sua polpa.

Confira a seguir algumas dicas importantes para você escolher a sua fruta.

1 – Conheça qual o tipo de variedade do seu abacate

É muito importante que você conheça a variedade do abacate que você está adquirindo, mesmo aparentemente iguais, eles possuem diferenças no tamanho, na cor, no formato, etc.

Essas diferenças nas frutas podem lhe dar indícios significativos do quanto eles estão maduros.

2 – Verifique a sua forma e tamanho

Pegue o abacate na mão, não tenha medo e verifique a sua forma, tamanho, cor. Para que você possa comer um abacate, ele precisa amadurecer, é óbvio. Para cada variedade da fruta, existe uma forma e um tamanho diferente.

3 – Confira a sua cor

O abacate maduro possui uma casca mais escura, na maioria das variedades, mas apesar disso ainda existem diferenças entre uma espécie e outra.

4 – Verifique a firmeza da fruta

Pegue o abacate nas mãos e aperte, você pode usar a base dos seus dedos e a palma das mãos para fazer isso. Faça uma pressão suave sobre esse abacate.

Um abacate quando está maduro, cede um pouco a essa pressão, a casaca recua um pouco, mas depois toma a sua forma normal, se por um acaso a casca não voltar ao seu tamanho normal, então é muito provável que a fruta está apodrecida.

A regra é simples, um pouco molinho já pode comer, firme demais ainda não está maduro para o consumo.

5 – Faça pressão no talo do fundo

Pegue o abacate e pressione o fundo do talo, aperte mesmo a sua haste entre o seu indicador e o polegar e puxe-a.

Se o abacate estiver maduro, você não terá a menor dificuldade de remover esse talo. Agora se o abacate ainda estiver verde, então a remoção desse talo será muito dificultosa.

Se você quer fazer um suco de abacate, e o talo sair sem dificuldades da fruta, então essa que você escolheu é a mais ideal.

Deixe seu Comentário