Curiosidades

Abacate engorda? Cuidados com o consumo

Abacate engorda

Conhecido também como a manteiga que a natureza nos dá, cerca de 70% da sua composição é de gordura. Mas, engana-se quem acha que esse tipo de gordura contida na fruta faz mal para a saúde. Aliás, pode ser um grande equívoco afirmar que o abacate engorda. Se você é uma dessas pessoas que acreditaram nesse erro sobre o consumo de gordura, vamos te explicar corretamente a relação do consumo com o ganho de gordura.

Ainda existem muitos mitos em relação ao consumo de gordura. O que precisamos ter em mente é que a gordura natural dos alimentos, não engorda. O consumo desenfreado de carboidratos como o arroz, farinha branca, açúcar entre outros que são os maiores responsáveis pelo aumento do seu peso.

Manteigas produzidas a partir do abacate, nozes e outras fontes naturais te fazem mais bem do que mal. Esses alimentos foram culpados durante anos, mas essas informações são falsas, acredite, pois foram disseminadas por falsos especialistas na área da saúde.

O corpo precisa de gordura para funcionar de maneira correta. Gorduras classificadas como saturadas, monoinsaturadas e polinsaturadas são fundamentais para a produção e o funcionamento correto dos hormônios no corpo.

Um indivíduo que não ingere uma quantidade suficiente dessas gorduras boas, sentirá alguns problemas em órgãos como o coração e o surgimento de doenças graves como o câncer.

O abacate não engorda, apesar de muitos ainda afirmarem que o abacate engorda. Ele é apenas uma fruta rica em gorduras boas e proteínas que são extremamente benéficas para o corpo e para os tecidos.

Troque a manteiga pelo abacate

Infelizmente, o consumo de altas doses de óleos vegetais fez com que muitas pessoas desenvolvessem problemas e doenças cardíacas. Antigamente, a alimentação era mais natural, a manteiga crua era usada no preparo dos alimentos, além do óleo de palma e de coco.

O abacate era usado como uma fonte de se obter gordura para os alimentos. Hoje a dieta se transformou em um banquete rico em farinhas brancas e açúcares refinados e pobre em gorduras naturais. Sendo assim, o surgimento da obesidade se tornou comum na sociedade.

A palavra gordura hoje em dia, se tornou tão proibida que as pessoas tem medo de pronunciá-las. Acontece, que existem gorduras boas presentes em frutas como o abacate, nas castanhas, no coco. Algumas pessoas influenciadas por essa ditadura errada acerca da gordura, acabam retirando-a completamente da dieta. No lugar delas, incluem muito carboidrato, diferentes tipos de feijões, farinhas brancas, trigo, açúcares diversos, entre outros alimentos que engordam.

Dieta com esses alimentos, só traz mais doenças para o corpo e diversas complicações para a saúde.

É preciso entender de uma vez por todas, que as únicas gorduras que fazem mal para o organismo, são aquelas processadas e industrializadas. Óleos vegetais são cheios dessa gordura, e evitar as gorduras vindo dos alimentos é um grande erro. Antes de afirmar que o abacate engorda e por isso que você não vai come-lo é um erro, pois como dissemos, ele oferece uma gordura boa ao organismo.

Abacate engorda

Afinal, o abacate engorda?

A pergunta de muitas pessoas que consomem essa fruta é saber se o abacate engorda. O abacate é considerado uma das melhores frutas para o organismo. Rica em gorduras considerada boas, auxilia na perda de peso e na redução significativa do colesterol considerado ruim, o famoso LDL.

Além disso, possui bastantes fibras que melhora o trânsito intestinal e dá a sensação de saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia. Quem quer ou precisa emagrecer, deve consumir uma quantidade razoável de fibras durante o dia.

Se você quiser aumentar a quantidade de HDL no seu organismo, basta incluir uma porção de abacate por dia na sua dieta. O HDL é conhecido como o colesterol bom, ou seja, aquele que o corpo precisa para que as células e todo o sistema circulatório funcione corretamente.

Uma dieta com o baixo consumo de calorias, pode incluir o abacate em saladas e também sanduíches. Manter uma dieta de baixa calorias pode trazer algumas deficiências orgânicas, o fígado por exemplo, pode diminuir a sua capacidade de contar a quantidade de colesterol bom dentro do sangue.

É muito importante desmistificar a ideia de que o abacate engorda. A gordura não pode ser taxada como vilã, sendo que ela é extremamente necessária para o bom funcionamento do organismo. É essencial que alimentos como o abacate, manteiga e óleo de coco sejam incluídos na dieta do dia a dia. Não existem motivos para nos preocuparmos em demasia com o abacate, ele não engorda mesmo sendo rico em gordura. Além disso, é uma das frutas mais saborosas que existe na natureza.

7 razões para acreditar que abacate faz bem para a saúde

As razões que vamos citar a seguir é para todas àquelas pessoas que ainda acreditam no mito de que abacate engorda. As pesquisas que vem sendo realizadas afirmam que o abacate faz bem e até auxilia no processo de emagrecimento. Confira a seguir:

1 – Diminuição do colesterol prejudicial

Ricos em gorduras monoinsaturadas, o abacate faz muito bem a saúde e ainda contribui para a diminuição dos níveis de colesterol ruim, o chamado LDL.

2 – Gorduras naturais

Gorduras presentes no abacate são de origem natural, ou seja, não engordam como as encontradas nos alimentos ultra processados.

3 – Inibidor da fome

Por ter uma alta capacidade de saciar a fome, geralmente as pessoas conseguem ingerir apenas uma porção diariamente. Ao contrário das farinhas brancas presentes no pão por exemplo. É muito mais fácil comer mais de um pão de uma vez. Sendo assim, é mais fácil ganhar peso com o pão do que com o abacate.

4 – Alta nutrição

A gordura do abacate mantém o corpo humano nutrido e não induzido a ganhar peso.

5 – Melhor absorção de alimentos de origem vegetal

Por conter gorduras do tipo monoinsaturadas, outros alimentos que sejam de origem vegetal são melhor absorvidos pelo metabolismo corporal.

6 – Diminuição do consumo de alimentos prejudiciais

Depois de ter ingerido uma porção de abacate, sem dúvidas, fica muito mais difícil o indivíduo ficar beliscando qualquer tipo de alimento ao longo do dia.

7 – Mais saudável que a manteiga tradicional

Faça a troca da sua manteiga convencional, por um creme de abacate temperado. Decerto é uma das opções mais saudáveis que existem para o organismo. A diferença do sabor pode ser sentida nos primeiros dias, mas depois o paladar se acostuma.

Poder desmistificar a ideia de que o abacate engorda, possibilita o seu consumo sem nenhum tipo de restrição ou preconceito. Inclua gorduras boas na sua vida e a imunidade aumenta naturalmente.

Deixe seu Comentário